sábado, 22 de agosto de 2015

Atividade física na gestação

Toda gestante deve praticar atividade física, pois praticar  exercícios durante a gestação ,ajuda a prevenir e reduzir  lombalgia, dor nas mãos e pés , fortalece a musculatura pélvica e ajuda a manter o tonus muscular. 

Atividade aeróbica auxilia de forma significativa no controle de peso e na manutenção do condicionamento, além de reduzir o risco de diabete gestacional e auxilia no controle da retenção  hídrica.

Existe  dados sugestivos que  a prática de exercícios físicos exerce  proteção contra a depressão pós parto.

Quando a mulher  desconfia que está grávida deve primeiramente ir ao médico e fazer exame(óbvio hehe ),confirmando a gravidez, será encaminhada para exames e ali ela vai ficar sabendo se poderá continuar  ou iniciar uma  atividade física .Geralmente, se está tudo bem a mulher poderá continuar seguindo com sua atividade,mas com  algumas restrições. Se a mulher era sedentária, alguns médicos recomendam esperar três meses  começar a se exercitar.

A prática de atividade física  durante a gestação, deve ser de leve a moderada.
Exercícios de intensidade  alta com grande frequência  podem gerar baixo peso do bebê, já exercícios moderados ajuda no aumento do peso do bebê  após o nascimento.

Na gravidez,a mulher deve evitar contrações  isométricas  máxima, evitar exercício de posição supino, evitar treino que a frequência cardíaca chegue a 140 bpm, evitar exercício  em ambientes muito quentes para a temperatura  corporal não  subir muito,principalmente  no primeiro trimestre. 


A prática  de atividade física deve ser interrompida caso ocorra sangramento vaginal, cólicas, tontura, náuseas, vômitos, palpitações e distúrbios de visão.

Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A grávida que já se exercita deve continuar  praticando a mesma atividade que fazia antes da gravidez, mas claro, como foi citado anteriormente ,evitar exercícios  de alta intensidade como corrida e cross fit ,até pra quem praticava , pois como já falei e repito: deve-se evitar aumento da frequência  cardíaca e temperatura corporal.

Eu,como profissional  da área, recomendaria caminhada, musculação, pilates,hidroginastica(evitar temperatura da água excessivamente  quente), yoga (cuidar  com exercícios que exigem equilíbrio,eu ,evitaria esses ).

Na musculação e pilates ,recomendo exercício de coxas (pode fazer muito agachamento), mas não com muita carga, exercícios  de membros superiores e alongamentos são ótimos !E lembrar sempre de se hidratar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário