sábado, 22 de agosto de 2015

Atividade física na gestação

Toda gestante deve praticar atividade física, pois praticar  exercícios durante a gestação ,ajuda a prevenir e reduzir  lombalgia, dor nas mãos e pés , fortalece a musculatura pélvica e ajuda a manter o tonus muscular. 

Atividade aeróbica auxilia de forma significativa no controle de peso e na manutenção do condicionamento, além de reduzir o risco de diabete gestacional e auxilia no controle da retenção  hídrica.

Existe  dados sugestivos que  a prática de exercícios físicos exerce  proteção contra a depressão pós parto.

Quando a mulher  desconfia que está grávida deve primeiramente ir ao médico e fazer exame(óbvio hehe ),confirmando a gravidez, será encaminhada para exames e ali ela vai ficar sabendo se poderá continuar  ou iniciar uma  atividade física .Geralmente, se está tudo bem a mulher poderá continuar seguindo com sua atividade,mas com  algumas restrições. Se a mulher era sedentária, alguns médicos recomendam esperar três meses  começar a se exercitar.

A prática de atividade física  durante a gestação, deve ser de leve a moderada.
Exercícios de intensidade  alta com grande frequência  podem gerar baixo peso do bebê, já exercícios moderados ajuda no aumento do peso do bebê  após o nascimento.

Na gravidez,a mulher deve evitar contrações  isométricas  máxima, evitar exercício de posição supino, evitar treino que a frequência cardíaca chegue a 140 bpm, evitar exercício  em ambientes muito quentes para a temperatura  corporal não  subir muito,principalmente  no primeiro trimestre. 


A prática  de atividade física deve ser interrompida caso ocorra sangramento vaginal, cólicas, tontura, náuseas, vômitos, palpitações e distúrbios de visão.

Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A grávida que já se exercita deve continuar  praticando a mesma atividade que fazia antes da gravidez, mas claro, como foi citado anteriormente ,evitar exercícios  de alta intensidade como corrida e cross fit ,até pra quem praticava , pois como já falei e repito: deve-se evitar aumento da frequência  cardíaca e temperatura corporal.

Eu,como profissional  da área, recomendaria caminhada, musculação, pilates,hidroginastica(evitar temperatura da água excessivamente  quente), yoga (cuidar  com exercícios que exigem equilíbrio,eu ,evitaria esses ).

Na musculação e pilates ,recomendo exercício de coxas (pode fazer muito agachamento), mas não com muita carga, exercícios  de membros superiores e alongamentos são ótimos !E lembrar sempre de se hidratar.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Pilates

Equilibrio perfeito entre corpo e mente é  aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a  ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir os objetivos da humanidade. (Joseph Pilates, 1934)

Bem estar, saúde e qualidade de vida. Esses são os grandes resultados vivenciados pelos praticantes do pilates,um sistema de exercícios entre corpo,mente e espírito.
Com o objetivo de fortalecer músculos e articulações  e melhorar a flexibilidade do  corpo,os exercícios de pilates ensinam a consciência da respiração, alinhamento da coluna e fortalecimento  dos músculos  dorsais profundos. O método trabalha o corpo como um todo,promovendo  saúde, beleza e qualidade de vida. A prática dos movimentos naturais permite o controle sobre o corpo, levando e conta a concentração, a percepção de si,o alongamento e a flexibilidade, além da força e do desenvolvimento físico.
Ao contrário da ginástica convencional,  o foco do pilates não está na quantidade, mas na qualidade da execução dos movimentos.
Concentração, precisão e controle dos movimentos são essenciais para alcançar resultados significativos em um período de tempo mais curto que o esperado.
O pilates conta com mais de 500 exercícios que vão do nível básico ao avançado e devem ser executado com a orientação  de um profissional  formado em educação física ou fisioterapia e ambos com formação em pilates fora da graduação.
Para o praticante atingir os benefícios o pilates utiliza seis princípios :respiração, concentração, ,centro, precisão, fluidez e controle.
Diversos são os benefícios do pilates ,seja para a mente,seja para o corpo. Entre eles estão :condicionamento do corpo,melhora a capacidade cardiorrespiratoria ,com desenvolvimento da função é eficiência pulmonar e melhora da circulação; aumento de força elasticidade muscular e mobilidade articular;alívio do estresse e da tensão,otimização do desempenho esportivo ;melhoria do desempenho sexual;melhoria das funções neuromusculares; despertar da consciência e controle  corporal ,permitindo uma conduta postural correta e melhoria de um estado geral da saúde. Além  disso estão  inclusos ;aliviou mentor da estabilidade  para a  pélvis e os ombros, prevenção de doenças e reabilitação física; mais equilíbrio e coordenação, alívio das dorespromoção do  bem estar ;e integração entre corpo, mente e  espírito.(Guia de pilates, ano 7- n° 5)

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Equilibrio

Tudo o que fazemos é em busca da felicidade. Estudamos, trabalhamos,nos apaixonamos, compramos,buscamos um corpo ideal,viajamos,enfim, toda nossa busca é uma tentativa de sermos felizes e não há nada de errado nisso,mas nunca devemos esquecer que a maior felicidade está dentro de nossa mente e jamais teremos qualidade de vida se não tivermos equilíbrio em todos setores da nossa vida.
Devemos ter consciência que cada  pessoa é responsável pela sua saúde e bem estar e para isso é preciso cultivar boas atitudes,definir  prioridades ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, ler bons livros, tentar ser otimista e outras formas que são pessoais ...cada um ter uma maneira e gosto de procurar o que lhe faz bem,mas claro algo que não  prejudique a si e aos outros.
O equilíbrio  consiste também de buscarmos nossas metas,mas sem ficarmos nos cobrando demais porque aí vem a ansiedade,criamos expectativas  e com tudo isso a frustração.
Equilíbrio é a chave da vida plena. Devemos nos aceitarmos com nossos defeitos e qualidades,mas não nos acharmos e nem nos desmerecemos.
Manter o equilíbrio entre a razão e a emoção, entre o trabalho e o ócio, no falar demais e o falar de menos,entre a prática de exercícios e o descanso, entre uma alimentação saudável mas com o prazer de comer algo que gostamos e sem prejudicar  nossa  vida social.
Sabemos que nada é  fácil, temos tendência a fazer o que gostamos demais e o que não  gostamos de menos.Mas não  tem como viver fazendo só  o que gosta é  preciso de muito equilíbrio  pra gerenciaros nossas vidas agitadas mas que vale a pena. Vamos juntos descobrir dicas legais de tudo o que nos gera qualidade de vida mas sem "paranoias .

hehe