sábado, 19 de setembro de 2015

Dor na lombar

Estudos epidemiológicos envolvendo países industrializados  como Reino Unido, Estados Unidos, Escandinávia, Canadá  e Brasil atestam como dores nas costas, como condição geral, afetam cerca de 75% da população.
As principais  causas da dor lombar são : postura viciosa, aumento do peso corporal,uso constante de salto alto, desequilíbrio  muscular, fraqueza dos músculos retroverssores da pelve ,aumento da tensão muscular no músculo psoas ilíaco, reto femoral, tensor da fascia lata e eretores da espinha(Miranda,2000) .As    causas  das dores lombares  podem ser também devido ao sedentarismo, má  posição ao dormir ou permanecer muito tempo deitado na mesma posição, exercícios  com muita carga e impacto,degeneração nos discos e cartilagens. 
Há pesquisadores que defendem que a origem da dor nas costas está também  relacionada à atitudes mentais .Fazendo com que a pessoa fique tensa por estar insatisfeita com sua vida pessoal , profissional e etc ...ou está passando por um momento difícil e contrai a musculatura das costas causando dores nessa região.
Quando a dor lombar é  crônica, ou seja acima de 12 semanas,é  necessário iniciar um programa de exercícios  físicos ,mas também fica evidenciada a importância do tratamento interdisciplinar, por ser também um fenômeno multifactorial, e o paciente deve procurar ajuda psicológica. Na parte física ,enfatiza- se a relação da lombalgia com: fraqueza  muscular dos músculos paravertebrais, abdominais e baixos níveis de flexibilidade da região lombar e dos grupos musculares do posterior da coxa .
Na reabilitação  da dor lombar está incluído fortalecer a  musculatura abdominal  ,fortalecimento da musculatura paravertebral, fortalecimento da musculatura dos glúteos, coxas e pernas. Alongamento dos paravertebrais, quadriceps, isquiotibiais, triceps sural. Mas o ideal mesmo é  trabalhar  o corpo como um todo ,mas dando atenção especial ao nosso "centro de força ",ou "core" termo conhecido por alguns profissionais  da educação física. Treinar força, alongamento, resistência mas de forma moderada,porque o excesso também é  prejudicial.
Na dor aguda(menos de 4 semanas),o  ideal é  primeiramente procurar um médico e falar com o profissional  da possibilidade  de  entrar com  intervenção medicamentosa como anti inflamatórios ,relaxante muscular e fazer umas sessões de fisioterapia,o médico que vai decidir conforme o diagnóstico.
Mas de qualquer forma procure sempre praticar  alguma atividade  física  e sempre procurar ajuda quando estiver passando por problemas pessoais. Procure alguma forma de relaxar não só o corpo,mas a mente também,o estresse junto com sedentarismo, é  um dos maiores problemas que afetam a nossa qualidade de vida.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Sal do himalaia

Sabemos  que o sal de cozinha refinado faz mal à saúde e pode causar pressão alta e doenças cardiovasculares.
A organização mundial de saúde  (OMS ) recomenda que a ingestão diária de sódio deve ser de 2 gramas,que corresponde a 5 gramas do sal de cozinha(5 colheres rasas de cafezinho ).
Apesar de tudo,o sal é  um  nutriente indispensável para o bom funcionamento  do organismo, sua ausência  completa pode prejudicar o corpo tanto quanto o excesso.
Dentre os tipos de sal que existe ,há o sal do himalaia que tem chamado atenção  devido a sua pureza química.
O sal do himalaia têm  230 gramas de sódio em 1 grama,enquanto que o sal comum refinado possui 400 gramas de sódio em 1 grama.
O Sal rosa é  livre de toxinas e poluentes,  é  considerado  o sal mais puro do planeta e a sua  cor é  devido a sua alta concentração de minerais ,ele carrega mais de 80 tipos de minerais ,tais como cálcio ,magnésio, potássio,cobre e ferro.
O sal rosa possui alto poder desintoxicante, purifica o sangue . E ele ajuda a fortalecer  o sistema  imunológico.
Único contra desse  sal é seu  o preço.  Sim ,ele é bem mais caro que o sal comum  fazendo com  que poucas pessoas tenha acesso  a ele,infelizmente .