segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Emagrecendo com saúde

Sabemos que um corpo com um percentual de gordura dentro dos valores de referência, que equivale em média para adultos acima de 18 anos, de 13 a 21 % para homens e 16 a 26 % para mulheres, não  é  só questão  de estética, mas sim de saúde.
Me refiro a percentual  de gordura corporal porque peso nem sempre é  correto. Têm pessoas com peso baixo, com pouca massa muscular mas com gordura corporal acima da média. E pessoas com peso acima do "normal"  mas que possuem muita massa muscular e ossos densos.
Sabemos que a dieta é  um fator fundamental para o emagrecimento.  Mas aqui,vou falar do  exercício.
Estudos recentes,apontam que a intensidade do exercício  é  muito mais eficiente  que exercícios longos e leves. Por muito tempo acreditou se que uma hora de caminhada ,com frequência  cardíaca a 60% da frequência  cardíaca  máxima, era o ideal . Mas essa teoria foi refutada e mudou.
Até sem dieta ,com exercícios  de alta intensidade se consegue perder um pouco de gordura. Mas claro, um pouco,pra perder um valor significativo  é  imprescindível mudar a alimentação.
Mas Fernanda,o que seriam exercícios intensos ?
Vou dar uns pequenos exemplos ,mas nunca faça exercício sozinho. Procure sempre um professor  de educação  física pra prescrever o treino e antes de iniciar uma atividade,vá a um cardiologista  pra fazer uns testes, exames cardíacos e receber a liberação pra praticar exercícios.
Bom, ao invés de você caminhar uma hora ,com velocidade de 5.0 a 6.0 km pode se diminuir pra 30 minutos  e intercalar caminhada ,a 5.5 km por exemplo e  correr outro 5 minutos  com uma velocidade  superior.
Ou,ao invés de na musculação fazer mil exercícios e com repetições acima de 15 ,aumente  o peso e diminua  as repetições e a quantidade  de exercícios.  Daqueles que, as últimas séries se faça com um certo grau de dificuldade.
Ou outro exemplo de exercícios  intensos,são esses da moda que chamam de funcional, cross-fit. .. Onde tem circuitos com burpee, apoio,polichinelo, cordas...
Mas antes de chegar a esses exercícios intensos ,precisa se fazer todo um processo. Vai aos poucos. O corpo precisa de um bom tempo de adaptação  e treinamento, por isso é  sempre necessário  seguir o treino acompanhado  de um profissional .
Com o princípio  da continuidade ,todo mundo que é  saudável ,chega lá .E por um lado  assim é bem melhor né!!! Já que a vida é  tão corrida é  melhor fazer um treino que não consome tanto nosso tempo e que os resultados  são certos!