Sabemos que um corpo com um percentual de gordura dentro dos valores de referência, que equivale em média para adultos acima de 18 anos, de 13 a 21 % para homens e 16 a 26 % para mulheres, não é só questão de estética, mas sim de saúde.
Me refiro a percentual de gordura corporal porque peso nem sempre é correto. Têm pessoas com peso baixo, com pouca massa muscular mas com gordura corporal acima da média. E pessoas com peso acima do "normal" mas que possuem muita massa muscular e ossos densos.
Sabemos que a dieta é um fator fundamental para o emagrecimento. Mas aqui,vou falar do exercício.
Estudos recentes,apontam que a intensidade do exercício é muito mais eficiente que exercícios longos e leves. Por muito tempo acreditou se que uma hora de caminhada ,com frequência cardíaca a 60% da frequência cardíaca máxima, era o ideal . Mas essa teoria foi refutada e mudou.
Até sem dieta ,com exercícios de alta intensidade se consegue perder um pouco de gordura. Mas claro, um pouco,pra perder um valor significativo é imprescindível mudar a alimentação.
Mas Fernanda,o que seriam exercícios intensos ?
Vou dar uns pequenos exemplos ,mas nunca faça exercício sozinho. Procure sempre um professor de educação física pra prescrever o treino e antes de iniciar uma atividade,vá a um cardiologista pra fazer uns testes, exames cardíacos e receber a liberação pra praticar exercícios.
Bom, ao invés de você caminhar uma hora ,com velocidade de 5.0 a 6.0 km pode se diminuir pra 30 minutos e intercalar caminhada ,a 5.5 km por exemplo e correr outro 5 minutos com uma velocidade superior.
Ou,ao invés de na musculação fazer mil exercícios e com repetições acima de 15 ,aumente o peso e diminua as repetições e a quantidade de exercícios. Daqueles que, as últimas séries se faça com um certo grau de dificuldade.
Ou outro exemplo de exercícios intensos,são esses da moda que chamam de funcional, cross-fit. .. Onde tem circuitos com burpee, apoio,polichinelo, cordas...
Mas antes de chegar a esses exercícios intensos ,precisa se fazer todo um processo. Vai aos poucos. O corpo precisa de um bom tempo de adaptação e treinamento, por isso é sempre necessário seguir o treino acompanhado de um profissional .
Com o princípio da continuidade ,todo mundo que é saudável ,chega lá .E por um lado assim é bem melhor né!!! Já que a vida é tão corrida é melhor fazer um treino que não consome tanto nosso tempo e que os resultados são certos!
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Emagrecendo com saúde
Assinar:
Comentários (Atom)